Sorvetes Saudáveis

E quem é que não gosta de um delicioso e refrescante sorvete, não é mesmo?  Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Sorvetes (ABIS), o consumo do sorvete aqui no Brasil ainda é baixo se comparado aos países europeus. Nos países nórdicos, de clima frio, ele é consumido o ano inteiro. Pesquisas mostram que, desde 2003, nosso consumo cresceu 63.07%. Do ponto de vista nutricional o sorvete é considerado um excelente complemento alimentar quando consumido com moderação. Aqueles feito com frutas são os mais saudáveis e menos calóricos, com uma média de 120 kcal a cada 100 g. Já os sorvetes feitos de creme e chocolate são os mais calóricos, com uma média de 260 kcal a cada 100 g.  É importante saber que o sorvete contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. Por ter alto teor calórico e proteico, ele contribui na síntese de proteínas e ainda age como fonte de energia. Quem é diabético não deve consumir sorvetes com elevados teores de glicose. Os intolerantes à lactose, por sua vez, não devem tomar sorvetes fabricados com leite e adicionados de lactose ou concentrado protéico de soro. Já pessoas em tratamento de controle de peso devem consumir com moderação, afinal de contas os sorvetes, principalmente os cremosos tradicionais, têm maior quantidade do calórico creme de leite. Prefira sempre os sorvetes de frutas!

SORVETE DE MORANGO
Ingredientes
Sorvete
•    2 xícaras de morango cortados ao meio (750g)
•    2 ½ xícaras de leite (prefira o semi desnatado)
•    4 colheres (sopa) de açúcar (prefira o demerara)
Calda (opcional)
•    1 xícara de morangos cortados em cubos
•    ½ xícara de açúcar demerara
•    2 colheres (sopa) suco de limão

Preparo
Sorvete: no liquidificador, bata os ingredientes até obter um purê. Coloque-os em um refratário, cubra com filme plástico e leve ao freezer até congelar, por cerca de 3 horas. Retire-os do freezer, corte em pedaços pequenos e bata novamente no liquidificador até ficar liso e cremoso. Coloque no refratário, cubra novamente e leve ao freezer por mais 2 horas, até ficar firme.
Calda: leve ao fogo médio uma panela com os ingredientes. Deixe ferver, misture bem e cozinhe por 5 minutos, até a calda engrossar um pouco. Deixe esfriar e sirva acompanhando o sorvete.

Nutricionista Carolina Mariano - CRN 8 6152
 

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