Máquina que seleciona, lava e conta frutas garante ainda mais qualidade às refeições e otimiza tempo e produtividade da mão de obra

Para garantir ainda mais qualidade aos processos e diminuir os esforços repetitivos de seus colaboradores, o Grupo Risotolândia investiu em um equipamento moderno que seleciona, lava e conta frutas. Segundo o Grupo - que atende demandas em refeições coletivas para o setor público e privado - a máquina tem capacidade para separar até 11 mil frutas por hora, sendo que o maior número registrado foi de 100 mil frutas/dia.

“Antes de adquirirmos o maquinário nossa equipe passava a madrugada e a manhã do dia seguinte contando frutas. Agora conseguimos contar até 70 mil frutas apenas na madrugada. Além de otimizar nosso tempo, temos como grandes vantagens a sanitização e garantia da contagem correta, evitando erros na hora de distribuir as frutas”, diz o gerente operacional, Gabriel Garcia.

Sobre a máquina

A máquina faz a seleção das frutas, separando-as conforme variações de tamanho, partes estragadas e frutas inadequadas para o consumo. Após, elas são sanitizadas com produtos de rápida ação e adequados para este grupo alimentar e passam por uma esteira que as direciona para a área de enxague, subindo por outra esteira até chegar ao sensor de contagem.

No equipamento podem ser direcionadas frutas como laranja, pêssego, maçã, pêra e todas as outras frutas unitárias, com exceção do kiwi e da banana que são sensíveis. “Foi um excelente investimento que veio a somar com a qualidade do nosso trabalho e refeições. Agora temos um menor contato manual com as frutas, garantindo a não contaminação dos alimentos, além de podermos investir maior parte do nosso tempo em outros processos que também são muito importantes para garantir o sabor e a qualidade das nossas refeições”, acrescenta o gerente da Risotolândia.

Atualmente o Grupo, que atua no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, produz mais de 550 mil refeições todos os dias.